Heróis e Vilões # 01 - O que falar sobre Tex Willer?

   Desde setembro de 1948 quando Giovanni Luigi Bonelli escreveu a primeira história de faroeste sobre o personagem e pediu para seu amigo Aurélio Galleppini (Galep) desenhar Tex vem se fazendo cada vez mais presente nas vidas dos colecionadores, intrigando e ao mesmo tempo surpreendendo com tramas e cenários incríveis. Apesar de seus criadores serem italianos, as aventuras de passam praticamente exclusivas no território americano, com raras passagens pela América Central e do Sul, mas seguidamente os personagens estão envolvidos em tramas no México e no Canadá.

Tex Willer




De família simples, com um pequeno rancho para criação de gado a chefe supremo dos índios navajos, Tex passou poucas e boas. Após a morte do pai, num roubo de gado do rancho, ele saiu no encalço dos criminosos em busca de vingança, adotando a velha lei do olho por olho, dente por dente, o colocou como assassino e procurado da lei. Mesmo caçado continuou sendo justo e leal, considerado bandido nunca atirou pelas costas ou em alguém desarmado, e com incrível senso de justiça sempre conseguiu se colocar no lado certo da lei, e assim conseguir provar que era inocente das acusações de assassinato. Por sua bravura foi convidado a fazer parte do corpo de rangers, mas que por vezes em atos de rebelião agia como se não o fosse por não concordar com algumas atitudes de seus superiores.

Kit Carson


Nessas aventuras fez muitos amigos e ainda mais inimigos, sua amizade e parceria com o ranger Kit Carson é digna dos maiores elogios, um trocaria a vida para salvar o outro sem pestanejar. O parceiro índio Jack Tigre também goza desse privilégio, considerado irmão de sangue.

Jack Tigre

Por falar em índios, certa vez Tex foi capturado pelos navajos, amarrado ao poste da tortura e ameaçado de morte por horas, manteve se frio e sério durante toda a tortura mostrando toda sua coragem e bravura, ato admirado pelos indios(um inimigo que não teme a morte). Tão admirado que despertou no coração de Lírio Branco, filha do chefe da tribo Nuvem Vermelha o sentimento mais nobre, esse valoroso homem seria o seu homem. De sua tenda saiu e em meio aos ritos de tortura disse que se casaria com Tex, Nuvem Vermelha mesmo atônito com a decisão da filha aceitou-a e após os ritos matrimoniais ganhou um novo filho, chamado pelos indios de Águia da Noite, que se tornaria após a morte de Nuvem Vermelha o chefe de todas as tribos navajos e agente indígena defendendo e representando seu povo frente ao governo. Nuvem Vermelha sabia que seu genro era digno e justo.

Cena marcante da morte de Lírio Branco

Do casamento nasceu Kit Willer (Falcão Pequeno para os índios), que também foi educado para ser justo e leal com os bons e severo com os malfeitores, a perda da mãe em uma vingança sórdida dos inimigos do pai, demonstrou-lhe que sua vida não seria nada fácil. Juntando-se ao corpo dos rangers quando cresceu e sob os olhos do padrinho Kit Carson, Kit Willer participou e continua participando de quase todas as aventuras do pai. Formando o entitulado "quarteto infernal".

Kit Willer em ação

Quarteto Infernal

No Brasil Tex vem sendo publicado desde 1951 quando foi apresentado na revista Júnior 28 como Texas Kid. Mas foi somente em 1971 que Tex ganhou uma revista só sua, sendo publicado pela editora Vecchi e depois pelas editoras Rio Gráfica, Globo e Mythos a qual continua a publicação, chegando em outubro deste ano a edição 600.

Tex 600

Charles Oto Dickel
Carazinho-RS




Postar um comentário

5 Comentários

  1. Conhecia Texas pelo nome e raramente li seus gibis, mas sua reportagem despertou minha curiosidade. Valeu.... Vou atrás dessas aventuras.b

    ResponderExcluir