Dicas de Leitura # 03 - 1602 - O Universo Marvel no séc. XVII

Quem já acompanha há um bom tempo o universo dos super-heróis sabe que de vez em quando, seja a fim de dar um up nas vendas ou para se adaptar aos novos tempos, as origens e algumas características dos heróis são modificadas pelo capricho de editoras. No caso de 1602 a mudança foi a mais drástica, mas não com o intuito de reformular o Universo Marvel e sim apresentar um universo alternativo onde os heróis surgiram quase 400 anos antes da cronologia atual.



   Desenhada por Andy Kubert e pintada por Richard Isanove – os mesmos da minissérie Origem – a obra é o primeiro trabalho de Neil Gaiman para a Marvel.

   A história passa-se no ano de 1602 e transporta muitos rostos conhecidos dos fãs de quadrinhos até 400 anos no passado. Assim, Sir Nicholas Fury surge como espião-chefe do Serviço de Inteligência de Sua Majestade. A ele une-se o médico e mago real, Stephen Strange, para descobrir a verdade por trás dos estranhos fenômenos climáticos que, segundo muitos, prenunciam o fim dos tempos.

Perseguido pela Inquisição, os “sanguebruxos” (mutantes) são protegidos por Carlos Javier em um santuário na Inglaterra. Paralelamente, um misterioso tesouro – que também pode ser uma poderosa arma desconhecida – é enviado pelo último dos Cavaleiros Templários de Jerusalém até os domínios da rainha. Algo que pode salvar o mundo ou destruí-lo, e que já está atraindo a atenção de pessoas como o conde Otto Von Doom, o Formoso.

   Embora à primeira vista pareça uma história alternativa ou algo do gênero, Gaiman destaca que a trama se passa no Universo Marvel oficial.

Segundo o escritor, trata-se de uma realidade na qual “o poderoso mundo Marvel começou sua existência 400 anos antes, por razões que se tornarão aparentes com o progresso da série”.

1602 (MINISSÉRIE COMPLETA EM 4 VOLUMES)
Colorido/Lombada com grampos
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Número de páginas: 68 por volume
Editora: Panini

Por Cesar Alves

Postar um comentário

0 Comentários