Por dentro da História dos Hqs # 02 - A Era da Editora Bloch nos HQs - Parte 1 - O Inicio

Editora Bloch foi fundada em 1952 e pertencia ao Grupo Bloch. Criada por um dos mais importantes conglomerados da imprensa brasileira, que começou a ser erguido pelo imigrante russo Adolpho Bloch.


Na sua melhor fase, a Bloch era composta por duas gráficas, uma fábrica de tintas, editora e distribuidora de livros didáticos e revistas, um teatro, 12 emissoras de rádio e cinco de TV, que compunham a Rede Manchete. A revista Manchete era o seu carro chefe e uma das principais publicações da mídia impressa da segunda metade do século XX, além de ser a publicação que deu origem a empresa e vendia 120 mil exemplares em 1957. Chegou a superar a tradicional concorrente O Cruzeiro e lançou nomes ilustres como Rubem Braga e Fernando Sabino.

Anos 60 - O Inicio dos Quadrinhos na Bloch

Mas vamos falar sobre quadrinhos, que é o que nos interessa. 

No início dos anos 60, a Bloch timidamente começou a publicar quadrinhos. Foram 4 Títulos entre 1961 e 1963.

Em 1961 publicou 5 edições da Patrulha Rodoviária (Coleção Flagrante). HQ da série “Highway Patrol”, baseado na série de TV americana com Broderick Crawford. A revista era policial tinha mais ou menos 68 paginas.

Em fevereiro de 1961, publicou a ficção cientifica Herói do Espaço. Uma revista de formato americano com 36 paginas e edição única.

Em março de 1961, publicou outra revista com gênero policial, Serviço Secreto (Coleção Flagrante), no qual também teve uma única edição.

Em 1963 foi publicada a quadrinho John F. Kennedy - Presidente dos Estados Unidos da América, que era um suplemento da revista Céu. "Em 1962, quando visitou os Estados Unidos, o Presidente Goulart levou ao Presidente Kennedy..." Foi uma edição especial contando a história. O suplemento teve apenas 16 paginas.

Como podemos perceber, essa experiência com gibis nos anos 60 não durou muito. 


Anos 70 - O Ressurgimento dos quadrinhos na Bloch


Em 1975, os quadrinhos voltaram a ser publicado na editora e a empresa só entrou mesmo no mercado, quando Adolfo Bloch adquiriu os direitos de publicação da Marvel Comics. Mas antes, foram lançados mais 4 títulos:

Bloquinho - Publicação criada pela Bloch para testar personagens que poderiam ou não ganhar revistas próprias. A partir do número 6 a revista mudou o nome para “Supermino”. Foram publicadas 10 edições e tinha aproximadamente 68 paginas, formatinho e gêneros alternativos.

Fix e Fox - O escritor alemão, artista e editor Rolf Kauka foi o criador dos populares Fix e Fox, que foi publicado na revista de mesmo nome, de uma forma semelhante à de Walt Disney. Foram publicadas 10 edições e tinha aproximadamente 68 paginas, formatinho e gêneros infantil.

Super Gato Félix - Gato Felix foi criado Otto Messmer na época dos filmes mudos. Seu corpo preto, olhos brancos e sua risada característica, combinados com o surrealismo das situações criadas nos desenhos, fazem do personagem um dos mais conhecidos do mundo. Foram publicadas 11 edições e tinha aproximadamente 68 paginas, formatinho e gêneros alternativos.

Planeta dos Macacos - Edição Especial - Essa quadrinho é a história do primeiro filme Planeta dos Macacos, maior sucesso da época. Com roteiro de Archie Goodwin e desenho de Russ Heath, a edição e tinha 66 paginas, formatinho e gêneros aventura.

Assim termina a primeira parte da História da Editora Bloch nos HQs, a próxima parte vai falar no que realmente fez sucesso na editora, a Marvel Comics. E com uma proposta inovadora: todos os personagens Marvel teriam revistas própria.


FIM da PARTE 1


Por Junior Solid


Postar um comentário

0 Comentários