Heróis e Vilões # 02 - O Cavaleiro da Lua e as Múltiplas Personalidades

O Cavaleiro da Lua é um personagem da Marvel criado por Doug Moench e Don Perlim, de múltiplas personalidades que começou como um caçador de recompensas na revista do Lobisomem na onda de terror dos anos 70, e acaba de ganhar uma versão em série de TV com 6 episódios.



Origem e primeiras aparições

Criado por Doug Moench e Don Perlim, o Cavaleiro da Lua, veio bebendo nas águas do “Sombra” e do “Batman” de Neal Adams. Seu nome verdadeiro é Marc Spector, embora ele se disfarce de outras pessoas para melhor investigar os casos que lhe interessa (idéia copiada dos “pulps” do “Sombra”). 

Foi inicialmente introduzido como um antagonista do Lobisomem (Werewolf) da Marvel, sendo um caçador de recompensas contratado para capturar o Monstro. Devido ao seu visual chamativo e seus e seus utensílios em formato de lua, fez um razoável sucesso e após aparecer em edições de outros personagens, ganhou um especial solo na revista Marvel Spotlight.

Essa edição de Lobisomem (Werewolf By Night (1972) n° 32) foi publicado no Brasil mais recentemente nas edições:

  •  Coleção Histórica: Paladinos Marvel n° 3 (Panini - 2017) - A estréia do protetor dos viajantes noturnos! Sua primeira aparição, numa caçada ao Lobisomem; a origem de seu alter-ego, aos pés do deus egípcio Khonshu; a criação de suas muitas identidades secretas. ele é o Cavaleiro da Lua, e vai cruzar a noite da cidade em busca de justiça! 
  • Os Heróis Mais Poderosos da Marvel n° 100 (Salvat - 2019) -  O mais selvagem justiceiro uniformizado de Nova York protege as ruas com justiça de dois punhos fortes e quatro personalidades diferentes.Com a força mística do deus da lua egípcio Khonshu , como pode o maior detetive da noite salvar uma cidade tão distorcida? O Cavaleiro da Lua soca fantasmas, investiga um estudo de sono que está deixando os pacientes loucos, viaja para o planeta cemitério dos cogumelos, encara o Espectro Negro e enfrenta vinte executores da máfia para salvar um sequestrado.

No Brasil, foi publicado pela primeira vez primeiramente pela Rio Gráfica Editora na revista Almanaque Premiére Marvel n° 03 no início dos anos 80 com o nome de “Lunar, o Cavaleiro de Prata”. Ao passar para a Editora Abril, esta resolveu mudar o nome para “Cavaleiro da Lua”.


Onda de Terror e Heróis Urbanos nos Anos 70

O Herói surge de uma leva da Marvel de personagens urbanos e de terror nos anos 70, em uma tentativa da editora de lançar títulos inovadores baseados nos gêneros dos filmes que era tendências. Essas novas criações incluíam também: Luke Cage, Blade, Punho de Ferro, Motoqueiro Fantasma, entre outros.

Biografia do personagem

Nascido em Chicago, Illinois, Marc Spector é o filho de um rabino americano. Ao atingir a maturidade, Marc ganhou a vida como boxeador, fuzileiro naval e mercenário. Em uma de suas muitas missões, ele trabalhou em conjunto com o mercenário africano Raoul Bushman, a serviço do Dr. Peter Alraune. Nesta missão, eles procuravam o antigo templo do deus egípcio Konshu (o deus da Lua). Quando finalmente encontram a caverna, Bushman se revela um traidor, assassinado o Dr. Alraune e deixando Spector às portas da morte.

Encontrado por egípcios, ele é levado até o templo do próprio Konshu para ser tratado. Quando o coração de Spector pára, o deus egípcio aparece em uma visão e lhe oferece a chance de ser seu avatar na terra. Marc aceita e, decidido a se tornar um combatente do crime, ele derrota Baulman e, em seguida, volta para os E.U.A.

Em Nova York, Spector cria um uniforme prateado para si (em homenagem à Konshu) e se autodenomina Cavaleiro da Lua, passando a atuar como vigilante da cidade. Para isso, ele assume outras 3 identidades:

  • Steven Grant, milionário e filantropo (sua identidade “principal”, usada para lhe dar acesso à alta sociedade);
  • Jake Lockley, o taxista (identidade que ele usa para ter contato com o povo normal de Nova York);
  • Cavaleiro da Lua, super-herói.

Marc Spector, Steven Grant, Jake Lockley, Cavaleiro da Lua, Sr da Lua, todos eles no corpo de uma pessoa, com a mesma missão, mas métodos muito diferentes! Esse sem duvida é o maior charme e chamariz do personagem. Suas múltiplas facetas conseguem diversificar muito o tom e tematica de duas histórias, com ação, investigação, mistério e até terror.


Poderes e Habilidades:

No decorrer de toda sua vida, Marc Spector acabou por tornar-se um exímio combatente corpo-a-corpo. É um atleta de nível olímpico e excelente estrategista, além de exímio motorista e piloto de helicóptero. Seu estilo de luta é parecido com o do Justiceiro, apesar de Marc ter um lado mais “investigativo”, devido às suas múltiplas identidades. Ele é especialista em armas e explosivos.

Como era milionário (devido aos tempos bem-sucedidos de mercenário) Spector pôde manter um grande arsenal e criou armas próprias tais como: capa que o permite planar, shurikens-lunares e helicóptero adaptado, entre outras. Além disso, o contato com os artefatos do culto egípcio ao deus Khonshu lhe deu acesso à várias armas “personalizadas”, tais como bumerangues e “bolas de arremesso”. Seu uniforme contém Adamantium em áreas estratégicas.

As habilidades do Cavaleiro da Lua variam de acordo com as fases da lua. Durante a lua cheia, por exemplo, ele da Lua têm suas habilidades incrivelmente ampliadas, podendo, por exemplo, suportar um peso de duas toneladas e se tornar quase invisível. Além disso, ele possui alta resistência à ataques psíquicos e, ocasionalmente, recebe visões proféticas.

Comparação com Batman

Por se tratar um personagem com recursos financeiros e que faz bastante uso da tecnologia, Cavaleiro da Lua já foi comparado inúmeras vezes ao Homem-Morcego. Porém, como explica Charlie Huston, roteirista do relançamento do personagem em 2006, as semelhanças param por aí. A presença de múltiplas personalidades, e também as suas habilidades sobre-humanas, já bastam para diferenciar o Cavaleiro da Lua do Cavaleiro das Trevas. 

Sugestões de Leitura

O Cavaleiro da Lua nos últimos anos tem tido uma boa onda de publicações e republicações de suas histórias clássicas pela Panini, que inclusive anunciou novos pelos selo Marvel-verse e Marvel Vintage, graças a série da TV.

Você consegue conferir suas origens e primeiras aventuras em alguns números da Coleção Histórica: Paladinos Marvel, sua revitalização dos anos 2000 na revista Marvel Action e as mais aclamadas histórias das fases recentes, pelas mãos de Warren Ellis e posteriormente Jeff Lemire.


Sobre a série da Disney Plus

O Cavaleiro da Lua chega ao Universo Cinematográfico Marvel em sua série solo (com 6 episódios que já começaram a sair no Disney Plus), com o desafio de trazer uma nova temática com tons de suspense, mistério e terror, explorando a origem do herói (aqui interpretado pelo Oscar Isaac) e suas múltiplas personalidade.

Quem acompanha as produções do MCU, sabe que a ambientação e roteiro dos filmes e séries costumam contar com grandes doses de momentos cômicos. Cavaleiro da Lua, porém, deve apresentar perspectivas mais adultas, além de uma perspectiva mais sombria, com referências de terror e suspense.

Além disso, um dos principais focos da série deve ser o tema saúde mental, visto que o personagem de Oscar Isaac lida com transtorno dissociativo de identidade — uma doença que inclui a incapacidade de recordar memórias, informações diárias, eventos importantes e traumáticos.

O elenco da série conta com Oscar Isaac como o protagonista, Gaspard Uliel (Hannibal - A Origem do Mal) como o Homem da Meia-Noite, Ethan Hawke (Fé Corrompida) como um vilão misterioso, e May Calamawy (Ramy).

Uma nota triste, Infelizmente o ator frances Gaspard Uliel morreu em 19 de janeiro de 2022, aos 37 anos de idade, em um hospital de La Tronche, devido ao acidente de esqui ocorrido no dia anterior no resort La Rosière em Savoie.


Cavaleiro da Lua já foi lançado na Disney+. 

Por Junior Solid


Postar um comentário

0 Comentários