Por dentro da História dos Hqs # 03 - A Era da Editora Bloch nos HQs - Parte 2 - 1975, a entrada da Marvel.

Vamos começar a segunda parte da Era da Editora Bloch nos Quadrinhos, com a chegada da Marvel na editora.

A partir de 1975, após a EBAL perder os direitos, Adolfo Bloch adquiriu os direitos de publicação da Marvel Comics, e foi nesse ano que a empresa entrou de vez nas HQs. E com uma proposta inovadora: todos os personagens Marvel teriam revistas própria.

Ao ver o número de edições vendidas pela editora Ebal com os heróis da Marvel, foi aí que a editora constatou que os heróis eram aqueles que os jovens mais gostavam. Assim um dos seus representantes, Sérgio Alberto Cunha, foi direto ao escritório da Marvel, nos Estados Unidos, para fechar um contrato de exclusividade. A Bloch acabou fechando um contrato exclusivo com todos os personagens. E neste contrato também constava o Homem-Aranha. 

O Começo da Era Marvel veio com muito Marketing

Os heróis da Marvel foram lançados com uma gigante campanha de marketing com a criação do clube do bloquinho e com a reprise dos antigos desenhos animados no programa do capitão AZA um sucesso de audiência da época. Uma das formas de marketing que visava os pais através dos filhos era a distribuição de pôsteres grátis para quem abrisse uma conta-poupança nas agências da Caderneta Grande Rio. 

As revistas Manchete e Fatos & Fotos, duas das mais importantes revistas veiculadas no Brasil, ditavam as regras no mercado editorial brasileiro. A revista Manchete, que era semanal, vendia facilmente mais de 100 mil exemplares por lançamento. Tanto as revistas citadas entre outras publicadas pela Bloch, vinham com os anúncios dos primeiros gibis da Marvel.


Formatinho e as criticas

Para baratear os custos das publicações, a Editora Bloch trocou o formato americano, adotado pela Ebal, pelo formatinho e em cores. Formato esse que tinha sido criado pela Editora Abril, com as publicações das revistas Disney. Em fevereiro de 1975, começava no Brasil a fase Bloch com os personagens Marvel. 

Esse Formatinho acabou decepcionando muito os fãs, além disso as edições da Bloch eram horríveis: histórias que haviam sido publicadas na EBAL, péssima qualidade do papel, páginas cortadas e quadros ampliados. Mas uma das grandes polêmicas quando se fala no período da Marvel na Bloch é a colorização utilizada por ela, muito criticada pelos fãs.  

Denílson Borges, da Confraria do Gibi, do Rio De Janeiro, um dos nossos maiores colecionadores, pesquisadores e conhecedores dos quadrinhos Marvel pela Editora Bloch, viveu de perto aquele período da editora, explica sobre as cores berrantes que a Bloch fazia nos gibis Marvel.

“No início, os gibis da Marvel eram feitos no mesmo tipo de papel e na mesma impressora da revista Manchete. As publicações Marvel da Bloch serviam para limpar as impressoras antes de imprimir a revista Manchete”, revela Denílson.

Para Denílson, o período Marvel com a Bloch no Brasil, é apenas nostálgico.

A Editora Bloch, no modo geral, em relação aos leitores e colecionadores, foi a empresa que pior editou esses personagens no Brasil. 

Um dos casos mais bizarros foi quando a editora Bloch publicou a adaptação do filme Guerra nas Estrelas e os leitores foram brindado com um Darth Vader de armadura rosa e capacete amarelo!

Outro problema muito comum das publicações da editora Bloch além das péssimas traduções era a inserção de gírias da época como: patota, bicho, joia, pode crer e brasa.

Todas essas gírias foram criadas pelo próprio Edmundo Rodrigues, que, para adaptar os textos em inglês, preferiu usar uma linguagem mais informal. Mesmo com as justificativas, não era legal ler uma história do Thor onde o personagem fala com uma gíria, em vez de seu tom mais nórdico.  


Os Principais Heróis Marvel teriam revistas própria.

A Bloch trouxe uma proposta inovadora quando adquiriu os direitos da Marvel ao Brasil, e também um caso raro em nosso país, A Bloch prometera uma revista para cada um dos personagens. E foi o que aconteceu. Cada um dos principais heróis Marvel ganharia a sua própria revista. 

Homem-Aranha

Publicada entre fevereiro de 1975 e outubro de 1978. Foram lançadas 33 edições em formatinho, com média de 68 páginas coloridas. Distribuição mensal (entre os anos de 1975 e 1977) e Trimestral (entre os anos 1977 e 1978).

Já havia estreado no Brasil pela Editora Ebal, numa série mensal que durou 70 edições.

A Bloch optou por recomeçar a saga do Homem Aranha desde a estaca zero, republicando suas primeiras aventuras em sequência, a vida do Aranha segue uma sequência linear, onde cada capítulo conta uma etapa de sua vida pessoal, no qual envolve vários personagens secundários e coadjuvantes.

Entre seus primeiros inimigos, estavam alguns dos vilões q seriam presença frequente em sua vida: Dr. Octopus (chamado de "Dr. Polvo" na capa do nº 1), Duende Verde, Camaleão, Abutre, Kraven - o Caçador, Mystério, Escorpião, Rei do Crime, Homem-Areia, Electro, Lagarto, Rino, Shocker, Meteoro, Magma, e tantos outros.... Numa das maiores galerias de vilões que um super-herói já teve.




Homem Aranha 33 e ultima edição na Bloch


Capitão América


Publicada entre Fevereiro de 1975 e Janeiro de 1977. Foram lançadas 20 edições em formatinho, com média de 36 páginas coloridas. Distribuição Mensal.

A editora Bloch foi a primeira a lançar um título próprio do herói, já que na editora anterior (Ebal), sua série regular se chamava Capitão Z e na revista O Guri de 1943, publicada por Diários Associados.

O título apresenta um "Novo Capitão América", mas as histórias apresentadas são alguns números posteriores às publicadas pela editora Ebal. 



Capitão América do 17 ao 20

Mestre do Kung Fu


Publicada entre Fevereiro de 1975 e Agosto de 1978. Foram lançadas 31 edições em formatinho, com média de 68 páginas coloridas. Distribuição Mensal.

As artes marciais haviam se tornado uma mania no mundo inteiro, graças a filmes de Bruce Lee como: Dragão Chinês de 1971; A Fúria do Dragão de 1972; O Voo do Dragão de 1972; e o clássico Operação Dragão ao lado de Jim Kelly e Bolo Yeung.

A proposta da Bloch foi de publicar as histórias originais americanas das duas principais séries do personagem: Master of Kung-Fu e The Deadly Hands of Kung-Fu. Além disso foram criadas histórias com produção nacional, com destaque para as histórias produzidas por Júlio Shimamoto.

A editora Bloch adotou um sistema parecido com a da Ebal, o de lançar nas edições pôsteres e materiais extras relacionados às artes marciais, em especial o Kung Fu. 





O Incrível Hulk


Publicada entre Março de 1975 e Junho de 1976. Foram lançadas 16 edições em formatinho, com média de 68 páginas coloridas. Distribuição Mensal. Bloch Editores lançou a revista do Hulk, republicando as aventuras desde a primeira edição do título americano.



O Poderoso Thor


Foi publicado entre Março de 1975 e Julho de 1976. Foram lançadas 17 edições em formatinho com média de 68 páginas coloridas cada edição. Distribuição Mensal.

A editora Bloch ao publicar o personagem aproveitou o desenho animado The Marvel Super Heroes, que era exibido no programa Capitão Aza e este divulgava o "Clube do Bloquinho" criado em parceria de ambos. 

O título assim como todos os outros dos heróis Marvel foi reiniciado e publicado desde o início de sua cronologia original.






Demolidor


Foi publicado entre Abril de 1975 e Julho de 1976. Foram lançadas 15 edições em formatinho com média de 68 páginas coloridas. Distribuição mensal.

Na fase da Bloch ao invés de dar continuidade às histórias da GEA, até então inéditas do personagem, a editora resolveu republicar as histórias de forma cronológica, como a Ebal havia feito anteriormente, a única diferença é que desta vez as histórias foram coloridas.



Homem de Ferro


Foi publicado entre Abril de 1975 e Junho de 1976. Foram lançadas 15 edições em formatinho com média de 68 páginas coloridas cada edição. Distribuição Mensal.

A editora Bloch ao publicar o personagem, assim como todos os outros heróis Marvel, foi reiniciado e publicado desde o início de sua cronologia original.



O Tocha Humana 


Publicada entre Maio de 1975 e Junho de 1976. Foram lançadas 14 edições em formatinho, com média de 36 páginas coloridas. Distribuição Mensal.

Este foi o primeiro título próprio do Tocha Humana no Brasil. O título apresentou, além das diversas aventuras  solo de Johnny Storm, também histórias do Tocha Humana original dos anos 40, publicadas originalmente ainda pela editora Timely Comics.

A chamada nas capas "Bloquinho Espetacular Apresenta O Tocha Humana" foi até a edição 09, a partir da décima edição ficou como "Bloquinho Carga Dupla Apresenta Tocha Humana e Namor", incorporando então histórias do príncipe submarino nas edições.

A Bloch reproduziu todas as capas e histórias da série original Human Torch entre 1974 e 1975.


Namor


Publicada entre Abril de 1975 e Janeiro de 1976. Foram lançadas 10 edições em formatinho, com média de 68 páginas coloridas. Distribuição Mensal.

Namor foi um dos primeiros super-heróis da editora Marvel, criado em 1939 por Bill Everett, surgiu nas páginas da revista Motion Picture Funnies da editora Timely (antes de reformular para Marvel). O personagem foi ganhando fama até ter participações em muitas outras revistas.

A Bloch reproduziu todas as capas e histórias da série original do título Sub-Mariner de 1968.


Ka-Zar


Publicada entre Novembro de 1975 e Maio de 1976. Foram lançadas 07 edições em formatinho, com média de 68 páginas coloridas. Distribuição Mensal.

Ka-zar é um personagem da editora Marvel, que teve duas versões, a primeira estreou em Outubro de 1936 nas páginas de revistas "pulp" da editora Timely (antes de se trasformar na Marvel), essa fase foi considerada a cópia de Tarzan. 

A segunda, e definitiva, fase do personagem foi criado por Stan Lee e Jack Kirby. Lançada em 1965, mostrando uma nova origem, apesar do ambiente e alguns elementos serem parecidos com o do Tarzan, nesta no fase o leitor já conseguia distinguir um caráter único do personagem.

A Bloch reproduziu todas as capas e histórias da série original de Ka-Zar de 1974.

Planeta dos Macacos


Publicada entre 1975 e 1977. Foram lançadas 17 edições em formatinho, com 68 páginas coloridas cada edição. Distribuição mensal.

Planeta dos Macacos foi criado por Pierre Boulle, publicado originalmente na França em formato de livro. A história mostra inicialmente três exploradores que descobrem um planeta dominado por macacos que possuem inteligência igual a dos humanos.

No Brasil a editora Bloch lançou todas as edições que saíram originalmente pela editora americana Marvel, foram publicadas ao todo 17 números. A Bloch ainda lançou uma edição especial, onde publicou a adaptação do primeiro filme, de 1968, aos quadrinhos.




Os Vingadores


Publicada entre novembro de 1975 e agosto de 1976. Foram lançadas 10 edições em formatinho, com média de 68 páginas coloridas. Distribuição mensal.

Vingadores é o principal grupo da editora Marvel, estreou nos quadrinhos americanos na primeira edição de Avengers, em 1963. Criados por Stan Lee e Jack Kirby.

A fase da Bloch foi a primeira do grupo, originalmente publicada em 1963, os desenhos transmitidos na TV nos anos 60, já são da segunda fase, com outros membros da equipe. A Bloch publicou todas as 22 primeiras edições originais em ordem cronológica, mas infelizmente a série teve curta duração.



Fim da parte 2, no próximo artigo, teremos o ano de 1976 com mais títulos Marvel e a chegada de títulos de terror.

Por Junior Solid 

Postar um comentário

0 Comentários