Heróis e Vilões # 05 - A Hora e a Vez de Adão Negro

    Em 20 de outubro estreou nos cinemas brasileiros Adão Negro, uma aposta ousada da Warner para tentar tirar o estúdio do buraco financeiro onde ele se vê perdido já há alguns anos. A ousadia do filme (com coprodução de Dwayne Johnson, que tentava tirar esse projeto do papel há anos), vem do fato de Adão Negro ser um personagem pouco conhecido por aqueles que não acompanham hqs. E mais ainda pelo fato do personagem não ser propriamente um herói.


      Criado em 1945 por Charles Clarence Beck e Otto Binder como uma espécie de duplicata maligna do Capitão Marvel (ainda chamado assim naquela época), Adão Negro apareceu pela primeira vez na revista The Marvel Family nº1 em dezembro de 1945. No Brasil, apareceu pela primeira vez na revista Shazam! nº12 em dezembro de 1949.

      Diferentemente do Capitão Marvel, cujos poderes vêm de personagens da mitologia grega (à exceção de Salomão), Adão Negro teve seus dons conferidos por deuses do Egito antigo: Shu (resistência), Heru (velocidade), Amon (força), Zehuit (sabedoria), Aton (poder) e Mehen (coragem). A história de sua origem já foi modificada pelo menos duas vezes após os eventos cataclísmicos da DC (Crise Nas Infinitas Terras e Zero Hora).

      Há milhares de anos o Egito antigo era governado por Ramsés II que tinha como servo e conselheiro o mago Shazam. Este, procurando por um substituto, encontrou as qualidades que precisava para tal num jovem chamado Teth-Adam.

      Teth-Adam, chamado então de "Poderoso Adam" quando invocava seus poderes, passou a servir ao Faraó e ao Egito como seu campeão, deixando sua terra natal, a aldeia de Kahndaq. Porém, durante sua ausência, Kahndaq foi atacada e sua família, bem como todos seus habitantes, foram mortos. Neste momento, o "Poderoso Adam", enlouquecido de dor e fúria, torna-se uma criatura vingativa e cruel passando a ser chamado de "Adão Negro". O mago Shazam, percebendo o perigo que Adão Negro representava para a humanidade, resolve detê-lo.

   É a partir deste ponto que as versões sobre a origem do Adão Negro diferem e podem confundir os não-gibizeiros:

Versão Pré-Crise Nas Infinitas Terras


      O mago Shazam baniu Adão Negro para uma estrela distante. 5000 anos depois, voando à velocidade da luz, ele consegue retornar à Terra e confronta Billy Batson, o atual detentor dos poderes de Shazam, bem como a Família Marvel. Após uma batalha que parecia interminável, o Tio Marvel conseguiu enganar Adão Negro fazendo com que ele dissesse a palavra "Shazam" e, assim, perdesse seus poderes. Ao se tornar novamente Teth-Adam ele envelhece instantaneamente transformando-se, literalmente, num esqueleto.


Versão Pós-Crise Nas Infinitas Terras


      O mago Shazam prendeu Adão Negro numa outra dimensão. Na era moderna o Dr. Silvana, clássico inimigo do Capitão Marvel, consegue libertar Adão Negro com uma máquina que ele inventou. Para não correr o risco de ser aprisionado novamente Adão Negro destrói a máquina e quase mata o Dr. Silvana que se salva ao oferecer-se para ser seu guia no mundo moderno.


Versão Pós-Zero Hora


   O mago Shazam prende Adão Negro num amuleto em forma de escaravelho o que faz com que ele retorne à forma de Teth-Adam. Ele envelhece instantaneamente, desintegrando-se.

   Já na era moderna, Theo Adam é a reencarnação de Teth-Adam e trabalha como assistente dos arqueólogos Charles Clarence Batson e sua esposa Marilyn (coincidentemente, os pais de Billy Batson). Durante uma escavação eles encontram o artefato que aprisionou Adão Negro, o que faz com que Theo lembre-se de sua encarnação passada. Ele mata o casal de arqueólogos e, de posse do artefato, diz a palavra mágica "Shazam" transformando-se na versão atual do Adão Negro.



     
O Adão Negro atual tem uma personalidade oscilante. Da mesma forma em que ele é capaz de perpetrar as mais sangrentas carnificinas, ele também é capaz de gestos de generosidade e altruísmo. Ele já foi integrante da SJA (Sociedade da Justiça da América), mas com seu senso de justiça extremamente singular, não demonstrou muita paciência para a abordagem e métodos pacifistas do grupo. Fica difícil para um "herói", que não tem muitos escrúpulos em matar em nome do que ele acredita ser justo, fazer parte de alguma equipe. 

         Eventualmente, pensando em honrar a memória de sua família assassinada, seu olhar se voltou para sua terra natal e ele voltou para Kahndaq, agora um país dominado pelas mãos de um ditador chamado Rasul al-Kafik. Sem demora, depôs o tirano e, exortado pelo povo, assume o poder como governante e protetor de Kahndaq, não sem antes ter uma briga homérica com sua antiga equipe, a SJA. No fim, num acerto controverso, a SJA acaba reconhecendo Adão Negro como governante de Kahndaq, desde que ele permaneça sempre por lá, dentro das fronteiras do país, e nunca mais saia.


      No filme, Dwayne Johnson, o célebre "The Rock", interpreta o personagem Adão Negro. Para não soltar spoilers não vou me aprofundar na versão apresentada para o personagem no filme, tudo o que posso dizer é que temos uma nova versão de sua origem e a participação de novos heróis como Gavião Negro e Senhor Destino, bem como a volta de algumas "figuras" que nunca mais achávamos que veríamos.


Por Cesar Alves

Postar um comentário

0 Comentários