Heróis e Vilões # 03 - Wolverine, o Melhor no que Ele Faz.

Mas o que ele faz não é nada bonito.

 Não é difícil entender por que anti-heróis fazem tanto sucesso na sociedade moderna, uma vez que os mocinhos tradicionais são uma fórmula já bastante batida em nossa cultura, em outras palavras: eles são chatos. Previsíveis e irritantemente bonzinhos demais, aos poucos este tipo de herói foi perdendo espaço para uma figura mais sombria, muitas vezes misteriosa e sempre em luta contra seus demônios interiores. Com base nestas características que Len Wein, John Romita e Herb Trimpe criaram um dos personagens mais icônicos, adorados e bem sucedidos da Marvel Comics, um certo mutante canadense chamado Logan, mas que também atende pelo nome de Wolverine.


Primeira Aparição


Criado na década de 1970, a primeira aparição de Wolverine foi na edição #180 de The Incredible Hulk em 1974, não demorou muito para ele aparecer em outras publicações da Casa das Ideias, mas foi só depois de se juntar aos X-Men que tornou-se o sucesso que é hoje. Logan desde então tinha todos os ingredientes necessários para um anti-herói, arrogante, pouco sociável (quase nada, na verdade), de temperamento curto e violento, extremamente violento, nunca se importando em sujar suas garras de adamantium com um pouquinho de sangue. Aliás, é esta selvageria que sempre marcou o personagem (ao menos nos quadrinho, já que no cinema o personagem é tratado com um pouco mais de leveza), pois este é um dos lados da personalidade dualizada de Logan. Se de um lado está o herói, o homem que faz o que é certo, luta por justiça, liberdade e todas as coisas pelas quais os heróis lutam, do outro está o homem em peleja constante para conter seu lado bestial com sede de sangue, sabendo disto, sua celebre frase fica bastante compreensível:

eu sou o melhor no que faço, mas o que faço não é nada bonito. 

No Brasil, a primeira aparição foi em outubro de 1979 no Almanaque Marvel n° 4 da Editora RGE. 


O Passado de Logan, ou seria James Howlett ?

Wolverine, o Melhor no que Ele Faz. Todo bom anti-herói também possui um passado misterioso, e o passado de Logan é um prato cheio. Ele não se lembra de nada do seu passado, portanto quando o conhecemos sabemos apenas que ele é um agente do governo canadense, integrante da Tropa Alfa, se veste de maneira espalhafatosa (collant azul e amarelo, sério?) e possuiu garras de metais saindo de seus punhos. Descobrimos mais tarde, com a publicação de Arma X em 1991, que ele fez parte de um projeto que fazia experiências em mutantes a fim de transforma-los em soldados perfeitos, onde seus ossos foram revestidos com adamantium, um metal raro e inquebrável, tornando-o ainda mais mortal. Este procedimento só foi possível devido à sua principal mutação genética que permite a seu corpo regenerar-se de ferimentos e traumatismos, também devido ao fator de cura era praticamente impossível dizer a idade de Logan. Até então acreditava-se que ele havia “ganho” suas garras durante este experimento, mas em Wolverine #75, Magneto remove o adamantium de seu corpo e descobrimos que ele nasceu com garras de ossos. Enfim, a única coisa que sabíamos com certeza era seu nome. Isto até o lançamento de Origem, uma minissérie que contava as origens do mutante desde sua infância, é ali que descobrimos, entre outras coisas que seu nome verdadeiro não é Logan, e sim James, James Howlett.

Dos Quadrinhos ao Cinema 

Wolverine, o Melhor no que Ele Faz. Wolverine pode ter sido criado para ser um mero coadjuvante sem grandes aspirações, mas há muito ele abandonou este status, hoje ele é um dos mais fortes e carismáticos personagens da Marvel. É difícil imaginar os X-Men sem seu carcaju raivoso, mas Logan, ou James, ainda foi além, ganhou sua revista solo e, mais tarde chegou inclusive a ser membro dos Vingadores. Com o crescente sucesso dos mutantes nos anos 1990, X-Men ganhou uma série animada para a Tevê, e é claro que Wolverine estava nela. O desenho foi tão bem recebido que até hoje tem adoradores, e isto possibilitou a chegada do grupo mutante ao cinema, no total já foram feitos 11 filmes sobre os filhos do átomo, sendo dois deles apenas sobre o mutante canadense invocado (X-Men Origens: Wolverine e Wolverine: Imortal). E mesmo Hugh Jackman (o ator que interpreta Wolverine no cinema) tendo quase 1.90m, enquanto o personagem nos quadrinhos tem por volta de 1.60m, não impediu a identificação do fãs com a representação feita para as telonas. Ele também deu as caras nos videogames, na série de jogos de luta Marvel vs Capcom, por exemplo, ele é figurinha carimbada. No geral, parece que a popularidade de Wolverine também possui fator de cura, e ele é sim o melhor no que faz, e o que ele faz é ser adorado. 

Por Junior Solid


X-Men 92 - Os Melhores Momentos de Wolverine (Temporada 1)




Melhores quadrinhos do WOLVERINE | Pipoca e Nanquim #175



EU, WOLVERINE - História Completa | Nerd All Stars







Postar um comentário

0 Comentários